Visita técnica ou
estudo do meio?
“Como
método ativo, visa colocar o aluno em situações reais que podem ser o ambiente
em que vive, seu bairro, sua cidade, uma região, levando-o “in loco” para
observação direta e vivenciada da realidade.” Piza (1979)
O estudo do meio é uma prática de ensino que
se constitui como elemento fundamental da interdisciplinaridade e interação do
aluno com um meio qualquer. Isto é, semelhante à atividade turística, o estudo
do meio visa transformar as aulas em passeios, transportando os alunos para
diferentes lugares, com a finalidade de estudo.
Dessa maneira, é possível dizer que, com o
contato direto com os recursos naturais, históricos, culturais e sociais, os
alunos podem questionar-se e buscarem respostas para as várias situações
vivenciadas fora dos limites da escola.
A visita técnica ou estudo do meio propõe:
- atividades diferenciadas das convencionais,
sugerindo aos alunos, maior vontade de aprender,
- tornar o processo de ensino mais agradável,
despertando o interesse dos alunos e motivando os professores;
- demonstrar a realidade de uma região.
- encarar como uma atividade extraclasse, mas
que deve começar e terminar em classe.
- considerar a atividade como “aulas-passeio”
e colocar os alunos em interação com o meio,
- propostas de interação de uma ação fora dos
muros da escola ao currículo, reforçando, assim, conteúdos vistos em classe.
Através
dessa ferramenta de ensino os alunos terão, ainda, a oportunidade de observar,
indagar e interagir com o objeto de estudo.
Fonte: RIBEIRO, Carlos Eduardo Leite e GUARANHA, Volney Paulo. Recriação em ônibus para passeios pedagógicos. São Paulo: Baraúna, 2010
Equipotel Faculdade Anhanguera (unidade Anchieta) - 18/09/2013
Equipotel Faculdade Anhanguera (unidade Uniban -Vila Mariana) - 18/09/2013
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